sexta-feira, 1 de março de 2013

A missão de Comunicar


Parabéns Rádio Católica!

 O ser humano é um comunicador nato. A comunicação faz parte do seu dia a dia, pois é através dela que se relaciona com os outros, expressa sentimentos, forma conceitos, idéias e pensamentos. É a comunicação que possibilita ao ser humano ampliar seus horizontes e conhecer mundos diferentes.
Sendo assim, a finalidade primordial dos Meios de Comunicação Social (MCS) é, sem dúvida, o bem estar do ser humano, isto é:
- estar a serviço do bem comum, promover a unidade e a interação entre as pessoas. No entanto, nem sempre isso acontece, pois o que geralmente vemos é sua utilização com fins prevalentemente econômicos e políticos. Concentrados nas mãos de alguns grupos, os Meios de Comunicação são egoisticamente usados na divulgação de ideologias e na formação da opinião pública, segundo os interesses daqueles que detêm este poder.

IDE E ANUNCIAI!
Foi no momento de voltar para o Pai que Jesus conferiu aos apóstolos o grande mandato:
“Ide e pregai o Evangelho a todas as criaturas”. A partir daquele dia, movida pelo Espírito Santo, a Igreja passa a ser missionária, usando todos os meios de comunicação possíveis para conquistar para Cristo todos os povos dos cinco continentes. Nem sempre foi usada uma linguagem inculturada, neste caso, a comunicação tornou- se mais difícil. São Paulo foi mestre na comunicação da Boa Nova. Certo dia, o apóstolo chega à cidade de Atenas e vai ao areópago onde se exibiam os grandes oradores. O ambiente era extremamente difícil, mas Paulo, usando uma linguagem adaptada ao ambiente, consegue passar a sua mensagem. (cf. At 17,22-31).
O mundo das comunicações é,sem dúvida, um dos grandes areópagos dos tempos modernos. No entanto, quando bem empregados, destacando entre eles o rádio, a televisão e a internet, eles têm uma enorme potencialidade na evangelização e na promoção dos valores humanos, contribuindo, dessa forma, para a renovação e o progresso da sociedade.
Olhando para a família, podemos afirmar que, na sociedade atual, estes meios são os principais instrumentos de informação e formação, os mestres que, diariamente, e sem interrupção, inspiram os comportamentos individuais e sociais de cada membro da família. Sendo assim, estes meios representam um vastíssimo campo onde as melhores forças da sociedade e da Igreja, devem atuar com paixão e competência.
O Documento de Santo Domingo (279), enfatiza este tema:
- “Compreendemos a importância dos inumeráveis meios eletrônicos que agora estão ao nosso alcance para anunciar o Evangelho. Damos graças a Deus por este novo Dom que nos tem dado na cultura atual.”

Parabenizamos, a Rádio Católica 1500AM, pelo seu aniversário de 01 ano e, por estar cumprindo, tão brilhantemente a missão de Comunicar a Boa Notícia. (Rádio Cultura 1110AM - Florianópolis).



Nenhum comentário:

Postar um comentário